2012/07/13

Hoje é Dia Mundial do Rock, bebê!


Como todos já sabem, o dia de hoje é destinado para comemorarmos o bom e velho rock n' roll. O 13 de julho foi convencionado popularmente como Dia Mundial do Rock porque, lá em 1985, músicos e bandas do mundo inteiro se reuniram em duas cidades, Filadélfia e Londres, para fazer um mega evento a fim de ajudar na luta contra a fome na Etiópia.

Wembley Staduim, Londres, Inglaterra.

O Live Aid foi transmitido para mais de 100 países pela BBC e foi organizado pelo cantor e compositor irlandês, Bob Geldof, e contou com a participação de bandas como Led Zeppelin, Queen, Dire Straits, Scorpions e Black Sabbath, além de músicos como Paul McCartney, Madonna, Eric Clapton, BB King, David Bowie. Desde então, o mundo inteiro cultua o 13 de julho com o dia do rock.

Como sempre faço em datas especiais referentes a assuntos que me interessam, eu posto algum especial sobre o tema, mas hoje farei diferente. Reunirei aqui todos os textos/posts envolvendo rock que já publiquei nesses 19 meses de blog, como uma forma retrospectiva do rock com um breve resumo do post. Vamos à ela:

Arte na Capa - Slow Train Coming - Bob Dylan
2011/04/13

Foi a primeira vez que falei de rock aqui no blog. Dias após ao show histórico de Bob Dylan na China, eu postei a capa do àlbum Slow Train Coming, de 1979.

Arte na Capa - O Rock Errou - Lobão
2011/05/20

Esse é o Arte na Capa mais acessado de todos. Eu penso que o motivo de tal sucesso do post se deve mais à participação da atriz Danielle Daumerie, nua na capa, do que à procura pelo disco de 1986, O Rock Errou, do Lobão.

Arte na Capa - Play 'n' The Game - Nazareth
2011/09/16

Esse post eu fiz logo que saiu a notícia de que a Nazareth faria um show em Santa Maria, no ano passado. Era o Arte na Capa de Play 'n' The Game, álbum de 1977 da banda escocesa.

Arte na Capa - Vitalogy - Pearl Jam
2011/11/03

Quando Pearl Jam iniciava sua turnê pelo Brasil - que fez parte das comemorações dos 20 anos da banda - eu postei, no Arte na Capa, o álbum Vitalogy, de 1994.

Black Sabbath anuncia retorno em 2012
2011/11/11

Justamente no fatídico 11 do 11 de 11, os integrantes do Black Sabbath anunciaram o retorno da banda. Após 33 anos sem gravar nenhum álbum, foi anunciado o retorno em 2012, com gravação de CD e turnê mundial. Mas nem tudo saiu como planejado, o guitarrista Tony Iommi foi diagnosticado com cãncer no início do ano, o que atrapalhou a turnê e as gravações do novo CD.


Cen&xemplo - The Runaways
2011/11/28

Um dos poucos Cen&xemplos que entram na retrospectiva do rock. Resenha do filme The Runaways, que conta a curta trajetória da banda de rock só com integrantes mulheres que fez muito sucesso na década de 70.

Arte na Capa - Innuendo - Queen
2011/12/01

Esse é mais um Arte na Capa envolvendo rock. Postei a capa do 14º álbum do Queen, o Innuendo, de 1991.

Adrenaline Mob surge no cenário do rock
2012/01/20

Eu conheci essa banda em uma das minhas andanças pela Revista Roadie Crew, que, aliás, muito me auxilia quando o assunto é rock. A Adrenaline Mob é uma banda nova no cenário mundial, e lançou seu primeiro disco em março deste ano.

Banda Holiness - O Metal Gaúcho
2012/01/26

Eu já vinha há tempos querendo falar do rock aqui do Rio Grande do Sul, mas não queria me ater ao clássico "rock gaúcho", então, trouxe uma banda de heavy metal de Erechim, a Holiness, que agora faz sucesso no centro do país.

Arte na Capa e Cen&xemplo - Easy Rider
2012/01/27

Esse post é a união de dois especiais do blog. Eu queria falar do filme, mas também queria destacar a trilha sonora, então fiz o Arte na Capa e o Cen&xemplo do clássico americano Easy Rider, de 1969.

Kiss comemora 35 anos do álbum Alive II
2012/04/04

Essa foi uma referência minha à uma das maiores bandas da história, Kiss, que esse ano comemora os 35 anos do lançamento de um de seus maiores sucessos, o álbum Alive II, de 1977.

Top 10 dos Clássicos do Rock
2012/04/18

Sentindo uma necessidade de externar uma lista que perambulava em minha cabeça, criei meu Top 10 dos clássicos da melhor música. Estão ali todos grandes sucessos mundiais, mas que, pra mim, são mais que sicessos.

Possível retorno da banda The Runaways
2012/06/19

Essa é a segunda vez que cito a Runaways no blog. E é uma baita notícia para os fãs da banda que terminou em 1979. As ex-integrantes, que cortaram relações na ocasião, tiveram um reencontro este ano, e é claro que deixaram uma pontinha de chance de retorno da Runaways.

Futebol, Mulher e Rock 'n' Roll em um só programa de rádio
2012/07/02

Na semana passada estreou um programa, na rádio web Rock Freeday, que trata dos três melhores assuntos que tomam conta da mente masculina, Futebol, Mulher e Rock 'n' Roll.

A lista das 100 Melhores Bandas de Rock
2011/11/25

E pra encerrar, o sugundo post com mais acessos do blog. Nele eu trago a lista das maiores bandas de rock de todos os tempos, criada pelo site Audio Vídeo Revolution em 2008. Apesar de algumas injustiças, a lista é uma das mais respeitadas no meio da música.


É isso aí! Então, bora ouvir muito rock nesse dia! (como se já não o fizessemos todos os dias)






Nenhum comentário:

Postar um comentário