2012/07/19

Cresce o número de acidentes com bicicleta no Rio Grande do Sul


Especialistas afirmam que a causa principal é o frio

Já não é de hoje que o frio atrapalha a vida de alguns gaúchos que não se preparam o suficiente para o inverno. Mas, desta vez, os maiores prejudicados são os ciclistas. E olha que não tem nada a ver com Golf preto.

Ontem tivemos o terceiro caso de queda de ciclista em menos de um mês. O acidente ocorreu às margens da RS-135, na cidade de Coxilha, ao norte de Passo Fundo. O agricultor Arlindo Trindade voltava da cancha de bocha, por volta das 23h, quando foi surpreendido por um torrão no acostamento, o que provocou a queda: “Eu tava andando até ‘devagarinho’, mas como eu tava com ‘as mão nos bolso’ por causa do frio, não pude segurar o guidon e acabei embolando ‘os trapo’”, confessa Arlindo, que passa bem, teve apenas escoriações nos joelhos e cotovelos.

O sargento da Polícia Rodoviária Estadual, Augusto Vieira, ressalta a importância do cuidado que os gaúchos devem ter ao andar de bicicleta no frio: “Nunca banque o abobado e ponha as mãos nos bolsos deixando o guidon solto, use luvas, é bem mais seguro”, alerta o sargento.

Os dois casos anteriores também foram provocados pela imprudência dos ciclistas. O jovem Henrique Almeida, que há duas semanas colidiu sua bicicleta em um meio-fio na Av. Sertório, na capital, conta que andava sem as mãos e num momento de distração perdeu o controle do veículo e voou sobre a calçada. “Eu estudo de noite e sempre vou de bicicleta pra aula, mas agora com esse frio não vai dar mais”, lamenta Henrique. O primeiro acidente ocorreu há três semanas no interior de Caxias do Sul. O marceneiro Clóvis da Silva saia para trabalhar quando ele e sua barra circular foram ao chão próximo à localidade de Ana Rech. “Foi uma pena, eu recém tinha trocado ‘os manete’ do freio, tive que comprar tudo de novo”, diz o marceneiro.


Então, gaúchos, tenham mais cuidado ao andar de bicicleta com essa friagem, antes de tirar as duas mãos do guidon pra por no bolso, pense que não é o fato de usar uma luva que vai te transformar num afrescalhado.


* os fatos e personagens são fictícios... mas o alerta é real!










Nenhum comentário:

Postar um comentário