2012/06/05

Relatos do Intercom Sul 2012 - UnoChapecó


Entre os dias 31 de maio e 2 de junho estive em Chapecó, Santa Catarina, participando do 13º Intercom Sul. O evento que ocorre todo ano, mas em cidades diferentes da Região Sul do país, é uma prévia regional para o congresso nacional, o Intercom, que em 2012 será realizado na Unifor, em Fortaleza, Ceará.


A Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - é uma associação científica criada em 1977 sem nenhuma pretensão de lucro. Entre os demais objetivos, ela pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas em comunicação no Brasil, além de reunir pesquisadores, professores, alunos e profissionais da comunicação em seus congressos anuais.

Primeiramente, quero parabenizar a cidade de Chapecó pela estrutura, organização e, principalmente, pela educação dos motoristas. É incrível, mas TODOS lhe dão preferência na faixa de segurança, não importa a distância que você esteja da rua, eles param. Fato curioso pra quem sai de uma cidade como Santa Maria, que a população recém está descobrindo o verdadeiro objetivo daquelas listras brancas pintadas no asfalto.

Bom, agora falando em Intercom Sul. A edição de 2012 foi realizada na UnoChapecó, organizada pelos cursos de Comunicação da Universidade de Chapecó. O primeiro dia de evento foi marcado pelo credenciamento, pela manhã, e pela oficina de Cobertura Jornalística em Rádio, ministrada pela professora da Unisc, Veridiana Mello. Na oficina foi produzido, por mim e pelos outros participantes, um programa de rádio para ser publicado no site do evento:

Bloco 1:

Bloco 2:


Além das palestras de profissionais da comunicação, o Intercom Sul contou também com apresentações de trabalhos pelos acadêmicos das demais universidades do sul do país. O objetivo de todos era serem avaliados positivamente e terem seus projetos selecionados para o Intercom nacional.

Mesa: Comunicação, Educação e Esportes (02/06)

No terceiro e último dia de evento, além das premiações do Expocom e Intercom Júnior, ocorreu a mesa de encerramento. Os participantes Gilson Piber, Valci Zucoloto e Cárlida Emerim debateram o tema Fronteira dos Megaeventos Midiáticos do Esporte.

O ponto negativo do Intercom Sul deste ano foi na festa oficial do evento, realizada na noite de sexta (01/06), na boate Premier Bier. A festa estava tranquila, com shows de bandas locais e a santa-mariense Os Marias, até que uma confusão envolvendo os seguranças da casa diminuiu o clima da festa. Na porta do local, três seguranças agrediram, sem motivo algum, um aluno da UFSM. Além disso, mais tarde houve outro exagero por parte dos seguranças. Um deles agrediu uma mulher e seu amigo de forma covarde e, aparentemente, também sem motivos.

Confira o vídeo feito pelo estudante da UPF, Arthur Ferraz, no momento em que os três seguranças da Premier Bier agridem o estudante da Facos:



Tirando esses percalços, o Intercom Sul 2012 foi um grande evento. Claro, quem está falando é um congressista de primeira viagem, mas, com certeza eu divido esta opinião com demais veteranos de Intercom. Agora toda a atenção está voltada para a cidade de Santa Cruz do Sul-RS, pois a UNISC sediará a edição regional do Intercom em 2013.

Então, nos vemos por lá ano que vem!





Nenhum comentário:

Postar um comentário