2012/05/14

Troca de emissoras de rádio em Santa Maria


Sai Itapema, entra a Gaúcha!



Uma notícia publicada hoje pelo Coletiva.net movimentou as conversas relacionadas a rádio em Santa Maria. A informação dá conta de que, a partir de julho, a Rádio Gaúcha terá sua primeira emissora fora de Porto Alegre. E a cidade escolhida pelo Grupo RBS foi Santa Maria, polo comunicacional da região central do Estado.

Até ai tudo bem... A cidade retornará a ter a Rádio Gaúcha nas frequências moduladas (FM), como era há alguns bons anos quando a CDN (Central Difusora de Notícias) retransmitia a programação da Gaúcha, quase que em sua totalidade. Era perfeito ouvir os jogos da dupla grenal em boa qualidade de áudio e sem nenhuma interferência de programações locais durante as partidas.

Mas agora vem o problema... O diretor-geral de Rádios da RBS, Gabriel Casara, anunciou que a rádio funcionará na frequência 105.7 FM, ou seja, onde hoje funciona a emissora local da Rádio Itapema FM, também pertencente ao Grupo RBS. E essa substituição gerou um descontentamento por parte da maioria dos ouvintes da Itapema, que é uma rádio cultural com programação, basicamente, musical, o que lhe permite ter um público alvo diferenciado. Enquanto a Gaúcha engloba várias editorias, sendo as transmissões esportivas seu carro chefe, além do jornalismo e entretenimento.

Não é de hoje que a "dança das cadeiras" com a frequência 105.7 gera polêmica. Há quase 10 anos, a rádio que ocupava este lugar era a Pop Rock FM, emissora pertencente a Rede de Comunicação Ulbracom, tida como segunda força entre as rádios jovens do Rio Grande do Sul, perdendo para a Atlântida FM. Mas, como a frequência passou das mãos de um grupo para outro, a discussão não levaria a nenhum retrocesso, então os ouvintes da Pop Rock tiveram de se acostumar com a falta da mesma, e aqui vos fala um deles.

Mas, desta vez é uma troca interna, na qual sai a Itapema e entra a Gaúcha. Essa simples troca ainda dará muito o que falar entre os ouvintes das duas emissoras. Hoje pela manhã tive acesso á notícia pelo Facebook do jornalista, radialista e professor do curso de Jornalismo da Unifra, Gilson Piber, e pela própria rede social já se tem uma ideia das opiniões referentes à substituição. Apenas para exemplificar, até o momento da publicação deste, eram 4 opiniões favoráveis à vinda da Gaúcha, 4 contra, e 3 que apoiam as duas rádios em Santa Maria, inclusive, eu me ponho entre esses três. Sem falar que 21 pessoas "curtiram" a publicação de Gilson.

E agora?! O Grupo RBS agradará um público e decepcionará outro?! Obviamente sei das dificuldades financeiras e logísticas que a expansão de uma emissora de rádio implica a uma empresa de comunicação, tal projeto fora estudado ao máximo até ser aberto ao público, ou seja, quanto à vinda da emissora da Rádio Gaúcha para Santa Maria deve ser algo inevitável. Mas, quais seriam as dificuldades para manter a Rádio Itapema em atividade por aqui também?

Até descobrirmos, sugiro irmos aproveitando a programação da Itapema. Até que em 2 de julho de 2012 a Gaúcha invada nossos rádios, celulares e aplicativos... Deixando de lado a discussão, creio que é uma ótima iniciativa, que agradará grande parte da população santamariense. Então, SEJA BEM-VINDA, GAÚCHA!

E você, é favorável, ou não, à substituição da Itapema pela Gaúcha em Santa Maria? Deixe seu comentário!

Confira a notícia completa no Coletiva.net



6 comentários:

  1. Caro Joelison, um texto interessante e que instiga a reflexão. Parabéns.
    A chegada da Gaúcha gera uma boa expectativa, mas o ideal era também a permanência da Itapema FM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gilson. Eu também apoio essa ideia de manter as duas, afinal, Santa Maria só tem a ganhar com isso.

      Excluir
  2. Prefiro a GAÚCHA! Acredito que SM precisa de uma rádio com caráter mais informativo!! É uma pena que tenha a troca, ter as duas seria o ideal.

    ResponderExcluir
  3. As frequências de Santa Maria já deixaram muitas pessoas tristes, foi com a Pop Rock, Pampa e com CDN. Estações foram substituídas pelas mencionadas.
    Será que não há como implantar mais estações quem nem cidades como Porto Alegre e serra?

    ResponderExcluir
  4. O que será da minha pessoa sem as músicas de qualidade e a boa informação da Itapema!? Nos ultimos tempos tenho deixado sintonizado radio e celular nas frequencias da Itapema, por uma questão bem simples, qualidade.
    Não estou dizendo e nem desmerecendo o trabalho da radio Atlantida, mas é por uma questão bem simples, público alvo. Já não tenho mais tanta paciencia para músicas de momento, repetidas exaustivamente durante o dia.
    Poderia ficar as duas, a Gaúcha e Itapema, deixaria muita gente feliz.

    ResponderExcluir
  5. COMPREI DESSE SITE http://www.mercadozets.com.br/ O SITE ENTREGA RAPIDO COM NOTA FISCAL E GARANTIA

    TEM BERLO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MIAS

    TEM MAIS DE 2000 PRODUTOS.
    ...
    RADIO

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=radio&IDCategoria=800

    ELETRONICOS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=800

    ResponderExcluir