2012/03/20

Arte na Capa - Corre Corre - Jigaboo



O Arte na Capa de hoje é especial, já que desde sua criação a série de posts sobre capas de discos tem sido estritamente sobre LP's, hoje estou inovando. O primeiro CD a ser pauta do Arte na Capa é o promocional de 1999, Corre Corre, da banda de rap Jigaboo.

Eu já havia citado esse CD por aqui, mas fiquei devendo a capa do álbum. Eu tive acesso ao CD pela distribuição gratuíta da cópia promocional pela gravadora Virgin, que é uma divisão da EMI Music. O CD foi enviado à Rádio Universidade, que, por sua vez, não tem em sua programação um espaço para o estilo da banda.

Já na primeira vez que ouvi Corre Corre me identifiquei com as frases de revolta da banda em relação à abordagem policial em favelas no Brasil. Claro que nunca participei de uma situação parecida, mas é possível imaginar como alguns policiais reagem quando enxergam cidadãos negros com aparência suspeita na rua, já partem pra violência verbal, e o que acontece depois, só quem sofre o preconceito sabe.

Bom, mas vamos falar um pouco da banda. Jigaboo é uma banda paulista de rap que fez muito sucesso na década de 90, principalmente em São Paulo, em função da divulgação do maior programa de rádio de rap do Brasil, o Espaço Rap, da 105 FM.

O CD promocional contém oito versões diferentes da música Corre Corre, sendo que minha preferida é a faixa 3, a original. Gosto bastante da música porque é a única letra com mais de dois estrofes que eu já decorei perfeitamente, detalhe, em toda minha vida. A autoria dela é de P.mc, Dj Deco Murphy e Suave, sendo que o refrão é parte da música Polícia (1986), de Toni Bellotto.

Assim como toda criança partindo pra sua adolescência, eu enxergava um desenho criativo e tentava copiar. Pois é, a capa de Corre Corre fez parte de muitos momentos do meu ócio por volta de 2002, quando ganhei o CD. Não era por menos, a capa é um desenho do ilustrador Tom Bola 8, e exige uma técnica muito particular pra ser copiado. Obviamente minha versão da capa não ficou suficientemente boa, se quer devo ter finalizado.

Bom, agora fique com a ficha técnica do CD e depois o clipe original de Corre Corre. E ainda o download do CD completo. Até a próxima!

Ficha técnica:
Título do CD: Corre Corre
Banda: Jigaboo
Produção: DJ Deco Murphy
Direção artística: Rick Bonadio
Ilustração: Tom Bola 8
Design: Anselmo Gomes
Gravadora: Virgin Records (EMI Music)
Ano de produção: 1999
Número de faixas: 8



Download do CD.






3 comentários:

  1. Opa véi, De Boa? Tem como você postar esse cd a 192kbps? Valleu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me dá teu e-mail que eu te mando o link, abraço!

      Excluir
    2. O meu email é vicentehiphop300@hotmail.com , Valleu, Desculpa a demora mano.

      Excluir