2012/01/13

Conheça a ATEA + Vocabulário ateu


Atualizado em 2012/09/10

Ultimamente tenho visto uma forte manifestação da comunidade ateia, principalmente ou quase que totalmente, na internet. No Brasil existe uma associação que divulga e orienta as pessoas que não seguem preceitos religiosos, e que também não acreditam em alguma forma de deus para guiar suas ações, a ATEA.

A ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos é uma entidade virtual fundada em 2008 que surgiu da necessidade dos ateus se organizarem e se comunicarem entre si. Hoje ela conta com mais de 6.700 associados, fora os milhares de simpatizantes nas redes sociais, mais de 200 mil pessoas. (dados de setembro/2012)

Desde quando comecei a acompanhar os perfis da ATEA no Facebook e Twitter, me deparei com muitas pessoas externando seus pensamentos quanto à sua não crença. E também, como em todo lugar, vi o preconceito que existe com os simpatizantes da mesma.

Quem já não leu a seguinte frase na internet?! “Ah, fulano é ateu, mas fala “graças a deus”!”. Pois é, isso também existe, e muito. Pessoas que vêem brechas no comportamento de ateus para desconfiar de sua real ideologia. Mas claro que, dentro de uma sociedade onde maioria é católica, acaba-se adotando os vícios de linguagem que giram ao seu redor. Então, para aqueles que dizem isso vai a dica: o que uma pessoa fala, muitas vezes por instinto, não reflete sua ideologia em si.

Bom, mas agora pra dar uma descontraída no assunto - assim como a ATEA também faz em suas redes sociais - elaborei um mini vocabulário ateu, a fim de rirmos um pouco:

Graças a deus = Ainda bem
Deus te ajude = Boa sorte
Aleluia = Até que em fim
Ai Jesus = Ai, como eu to bandida
Deus lhe pague = Tô sem grana
Se deus quiser = Vou tentar
Nossa senhora = Nossa, assim você me mata
Deus é pai = Meu avô é pai
Deus me livre = Socorro
Só deus sabe = Só o Google sabe

Meu deus = Nossa (Mauryhappy)
Vai com deus = vá sozinho, pois eu não vou te acompanhar (Remulo Brandão)
Amém = Tomara (Giovana e LadyDay)
Graças a deus = Graças a Darwin (Paulo Renato)
Só deus salva = Só Ctrl+S salva (Renato Manfrim)
Pelo amor de Deus = Pelo amor de Gibbs (Pessoal da UFRGS)

Quem tiver mais alguma frase com tradução ateia, comente aí que eu acrescento no post.

PS: As frases acima são apenas expressões usadas no cotidiano, e de maneira alguma vêm a ofender entidades cristãs ou religiões em geral.



18 comentários:

  1. 0110111101101011011100110111000001001111010010110100000101010000010011110101001100100000011011010111010101101001011101000110111100100000011000100110111101101101

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 01000110 01101111 01100100 01100001 00100000 01110110 11101001 01101001

      Excluir
  2. MUITO bom mesmo. Sempre que eu falo Deus Me Livre alguém olha pra mim de cara estranha. Aí eu falo Nem Fudendo reclamam pq eu falo palavrão. Esses teístas..... hahuauhah =)

    ResponderExcluir
  3. as vezes eu me pego falando Ave-maria, acho q pelo fato de algo ser assustador ou intrigante :D , mas penso mais antes da falar sempre \o

    ResponderExcluir
  4. Obrigado aos que entenderam o motivo CÔMICO do vocabulario. É pra rir mesmo. Podem mandar suas sugestões que assim que der eu acrescento as melhores la no texto, com créditos. Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga Giovana disse que falta o AMÉM
    AMÉM = tomára ? sei la muhahha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, LadyDay...

      Tanto como um "tomara":
      - Nosso time vai ser campeão este ano!
      - Amém!!!

      Ou como um "obrigado":
      - Atchim!
      - Saúde!
      - Amém...

      ahahahahaha muito boa essa brincadeira, pois realmente acontece sem perceber às vezes!

      Excluir
  6. Por aqui sempre ouço um
    "VIRGEMARIA"/"AVEMARIA" = putaquepariuderodinha!

    - Eita p****, olha aquele acidente ali!
    (várias pessoas feridas/mortas)
    - ...VEMARIA!!! (comendo as letras mesmo)

    ahahahahahahha

    ResponderExcluir
  7. Muito bom! Mas na real os ateus falam mais de Deus que os religiosos hehehehe

    ResponderExcluir
  8. boa! :)

    Uma que virou moda na UFRGS era: Pelo amor de Deus = Pelo amor de Gibbs

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. é engraçado..que do latim arcaico...o usado na bíblia o "AMEM" é usado como uma expressão que quer dizer.."que assim seja"...algo que não está em suas mãos...um desejo que se realize...mas se vc for no tradutor...a porcaria do google vai te traduzir como "eu amo". Nada a ver..."AMEM" é só uma expressão realmente...q embora literal signifique "que assim seja"...vc pode traduzir para seu dia a dia...assim como o "MERDA" usado no teatro..é desejar que as coisas corram bem...sorte....tipo um "tomara" mesmo...ou que o universo ande a meu lado e não contra mim...que as coisas ocorram da forma como eu busco, e não haja imprevistos...kkkk

    ResponderExcluir
  11. Achei muito arriado, até que vou começar a pegar o jeito de falar: Graças a deus = Graças a Darwin...
    na minha opinião, quando as pessoas falam graças a deus nem pensam nele coisa alguma, isso já é uma gíria comum.

    ResponderExcluir
  12. eu substituo nossa senhora por caralho assim ngn fala nada

    ResponderExcluir