2012/01/27

Arte na Capa e Cen&xemplo - Easy Rider


Esta semana o Arte na Capa é especial, além de falar do disco vou comentar sobre o filme que originou o mesmo. Então, hoje temos o Arte na Capa e o Cen&xemplo juntos em um mesmo post, e é com um clássico do cinema americano, a trilha sonora do filme Easy Rider, de 1969.

Cen&xemplo



Easy Rider é um filme escrito e dirigido por Peter Fonda e Dennis Hopper. No filme, dois amigos, que ganharam uma grana contrabandeando drogas em Los Angeles, decidem sair pelas estradas dos Estados Unidos para chegar em Nova Orleans a tempo do famoso carnaval de Mardi Gras.

Enquanto rodam com suas motos estilosas e cheias de dinheiro no tanque, Wyatt (Peter Fonda) e Billy (Dennis Hopper) vivem muitas histórias malucas. Sempre muito chapados, encontram muita diversão e confusão pelo caminho. O filme também ressalta a paisagem árida do sul e sudeste americano, com belas imagens em todo o percurso.



Arte na Capa


O disco foi lançado em agosto do mesmo ano, e tem todas as músicas na mesma ordem em que foram apresentadas no filme. Apenas duas músicas do filme ficaram de fora do disco, Let's Turkey Trot (Little Eva) e Flash, Bam, Pow (The Electric Flag). Entre as mais clássicas estão If 6 Was 9 (The Jimi Hendrix Experience); Born To Be Wild (Steppenwolf) e Ballad of Easy Rider (Roger McGuinn e Bob Dylan).

No mês seguinte de seu lançamento o disco chegou ao 6º lugar da Billboard e é tido como o maior álbum de trilha sonora da história da música. Tudo por causa do grande sucesso que o filme fez em uma época que se estabelecia a fase New Hollywood no cinema americano. Confira todas as músicas da trilha:

Lado A
The Pusher - Steppenwolf
Born To Be Wild - Steppenwolf
The Weight - Smith
Wasn't Born to Follow - The Byrds
If You Want to Be a Bird - The Holy Modal Rounders

Lado B
Don't Bogart Me - Fraternity of Man
If 6 Was 9 - The Jimi Hendrix Experience
Kyrie Eleison/Mardi Gras - The Electric Prunes
It's Alright Ma - Roger McGuinn (Bob Dylan)
Ballad of Easy Rider - Roger McGuinn (Bob Dylan)

Ficha técnica do disco:
Título: Easy Rider Soundtrack
Artista: (coletânea)
Gravadora: ABC Dunhill
Ano de lançamento: 1969
Número de faixas: 10 (5-5)








2 comentários:

  1. Aproveite e faça umas disciplinas extras de português, porque tá ruço o seu caso, amigo!!!

    ResponderExcluir