2011/10/26

Redação do ENEM 2011


Este ano, como era de se esperar, o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio abordou um assunto super recente, a tecnologia influenciando na vida social das pessoas. O tema era Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.

Primeiramente um tema fácil, já que estamos rodeados de exemplos envolvendo o assunto, mas a proposta nos trazia dois exemplos de texto. O primeiro é um trecho do artigo Liberdade sem fio da Revista Galileu, e fala da democratização da internet sem fio, que está sendo aplicada por alguns países e que levará a uma uniformização no acesso à rede mundial. O segundo era o Internet tem ouvidos e memória da Revista Planeta, ele aborda as problemáticas que ocorrem no amibiente virtual, a exposição que o indivíduo tem em se manifestar em redes sociais. Ainda tinha essa charge da série Quadrinhos dos Anos 10, do cartunista André Dahmer, que se referia à falta de privacidade, que é consequência das novas tecnologias em prol da segurança.

André Dahmer. Quadrinhos dos anos 10.

Eu já me detive ao segundo exemplo. Já que, na hora da prova, tomei o primeiro texto como anexo complementar. Talvez eu tenha me equivocado por isso, mas não consegui encaixar os exemplos em único texto sem me estender na redação, que tem o limite de 30 linhas, além do pouco tempo de prova. Lembrando que ainda havia 90 questões além da redação, em apenas cinco horas e meia de prova.

Então, aí vai minha redação. Sem muitas correções após a prova, eu a copiei do rascunho, mesmo assim procurei não corrigir muito.



Você domina a informação.

A sociedade atual está, aos poucos, se acostumando com a revolução midiática pela qual a comunicação está passando. Em tempos que todo e qualquer indivíduo com acesso às redes sociais pode ser um difusor de informação, e até produtor de conteúdo, tem-se uma nova preocupação, o que realmente devo escrever, compartilhar e absorver.

Os hábitos vêm mudando. Hoje se passa mais tempo interagindo na internet do que em outras atividades do cotidiano. O que explica tamanha diversidade de conteúdo à disposição dos usuários.

Com apenas uma conta de e-mail é possível incluir-se em vários grupos virtuais, os quais nem sempre se tem informações precisas sobre os outros usuários que interagem com você. Ou seja, não é possível controlar toda a informação que lhe é enviada, mas é possível sim, saber o que encaminhar e o que absorver como informação importante em sua formação intelectual.


Para isso o próprio indivíduo deve saber quais são seus objetivos dentro de uma rede social, monitorando o que lê e escreve. Caso isso não aconteça ele está sob pena de sofrer as conseqüências ao se expor inadequadamente em um meio social como a internet.

Essa redação teve nota 700 no ENEM 2011:










6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Comentem por favor a nota q vçs dariam a minha redação de 0 a 1000 por favor:

    OS DEFICIT´S DA INTERNET PÚBLICA


    Devido a globalização e aos avanços tecnológicos, o homem criou uma ferramente quer superou e muito o poder de transmissão do telefone celular e a sedução do lazer da televisão, ela se chama "internet".

    A internet é composta de um vasto acervo tecnológico, mais é lá que encontramos os sites de relacionamento, o "Paraiso dos Pedofilos".

    Hoje em dia a internet é muito usada por uma vasta população de jovens, criando seu perfil no facebook, twitter, orkut, msn e mtos outros, porém ao criarem um perfil na internet eles estão sujeitos a transformarem sua vida pública, tonando-se sujeitos a pessoas com más intenções.

    Atualmente os esportes estão sendo abandonados pela população, que invés de praticarem esportes passam o tempo na internet, assim logo ela acabou se tornando mais um fator provocador do aumento da obesidade no país.

    Contudo devemos repensar se a internet deve ou não deve ser o futuro. Temos que repensar os seus conceitos , impondo faixas etárias e dando a ela regras que permitam total segurança para seus usuarios. Deve se ter muita cautela ao usar essa ferramenta tão perigosa que é a internet.

    ResponderExcluir
  3. Caro animado, não sou nenhum especialista, mas creio que tu tenhas fugido do tema, tu iniciaste a redação propondo várias vias de abordagem, mas não aprofundou nenhuma delas no desenvolvimento. Em relação aos erros de português creio que na prova tu tenhas escrito certo, correto? Então, de 0 a 1000, como tu pediu, na minha opinião vai um 450, mas saiba que tem muita gente, eu disse MUITA GENTE, pior que isso. Então, boa sorte com tua nota final no ENEM. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Joelison Freitas e quanto vc daria pra minha?

    A sociedade está preparada para usar a internet?

    A vida no século atual está em constante transformação, possibilitada pela velocidade frenética em que surgem as novidades. Uma invenção importante e responsável por chamar esta era de Era da Informação foi a internet. O meio virtual trouxe desenvolvimento nas comunicações, no meio científico e em todas relações do homem, porém há ressalvas de como algumas pessoas utilizam esse meio.

    Os benefícios da internet a fizeram ser considerado um direito fundamental do ser humano. Contudo, indivíduos em busca de maior exposição de suas vidas ou a de outros para auto-promoção ou para comercializar informações sobre a vida de famosos evidenciam o outro lado desta Era. Compartilhando o que não devem, os famosos blogs de "fofoca" comercializam fatos, muitas vezes duvidosos, sobre a vida privada de celebridades, ou mesmo as próprias pessoas expoem suas vidas em redes sociais.

    Os indivíduos não estão preparados para separar a vida publica da privada. Os brasileiros, em geral, submetidos à escolas precárias e famílias desestruturadas não tiveram uma boa formação social e estão suscetíveis ao mau uso do meio virtual. Por este motivo, o tempo atual não é considerado apenas Era da Informação mas também Era do Espetáculo. Funcionários que se expuseram algo sobre suas vidas em redes sociais, as quais seus chefes tinham acesso e não gostaram, já foram demitidos.

    Para que não haja tanta exposição da vida privada, as pessoas devem saber discernir quando acaba o publico e começa o privado. Para isso é preciso que se tenha escolas e famílias preparadas para formar pessoas com valores que buscam a convivência em sociedade. Assim, não haverá tantos indivíduos suscetíveis ao espetáculo.

    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  5. Matheus Braz: gostei muito do teu texto, foste objetivo e conseguiu argumentar bem o tema que introduziu.
    Introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.
    Parabéns. E se eu fosse dá uma nota, daria um 8,0.
    Boa sorte com a nota final do ENEM!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela correção, Joelison Freitas!

    ResponderExcluir