2011/05/06

Meteorito é visto no céu de Santa Maria


     Ontem, depois do futebol, nós, do time do Campinho e alguns torcedores de carterinha, fomos a um bar, comemorar a derrota por apenas 4 gols de diferença para o time das Letras (os 'gurí' são 'bom'). Quando era por volta da meia-noite de quinta para sexta, eu enxerguei uma luz estranha vindo de norte à sul, de forma parabólica com a Terra, logo fiz um 'berreiro' avisando o pessoal que estava de costas ao objeto. Logo todos haviam visto a luz estranha que se sumia de forma a se dissipar no céu.

     Seria uma estrela cadente? Como pensei primeiramente, um meteorito? como o amigo Harry logo deduziu, ou alguém deciciu lançar algum tipo de foguete que liberasse uma cauda de fogo pelo céu? Não sabemos, mas que era estranho era. O vídeo não é de boa qualidade (meu celular é podre), mas é possível enxergar a luz enquanto tomava seu ponto máximo de altura, e enquanto caía no horizonte ao sul de Camobi. Por causa da qualidade só se enxerga a luz, sem a cauda, mas tente imaginar uma cauda com mais ou menos 10 vezes o tamanho da luz, e se repartindo a cada momento que avançava no céu.


     Após a repercussão deste, foi descoberta a origem da luz intrigante, ela faz parte de uma chuva de meteoros que estaria ocorrendo esta semana e poderia ser vista a olho nú, como diz o Folha.com.

O fato ocorreu nas imediações da distribuidora de bebidas BeBeer, na Faixa Velha de Camobi (RS 509).
Testemunhas com Twitter: Halyne, Harry, Bruno e Xandics (Alexandre).





8 comentários:

  1. Mas ontem mesmo lá na ufsm me falaram que ia passar um negócio no céu perto das 11 da noite. Tava previsto, não se apavorem.

    ResponderExcluir
  2. Ontem me falaram que ia ter chuva de meteoros, provavelmente visivel.

    ResponderExcluir
  3. Aqui está a possível explicação para o ocorrido: http://folha.com/ci910731

    ResponderExcluir
  4. Estava chegando de ônibus de porto alegre e vi a mesma luz que depois se partiu em 5... meti no google e deu no teu blog! O que serááá

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, como eu expliquei na atualização do post, a luz era um meteorito pertencente a uma chuva de meteoros provinda do cometa Halley. Quanto a tua busca no Google, fico feliz por ter aparecido o meu blog em primeiro plano. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Era um aviãozito, não um meteorito...

    ResponderExcluir