2011/04/20

Arte na Capa: Especial Dia do Disco


Logo hoje, Dia do Disco, eu não poderia deixar de fazer a edição do Arte na Capa.
O nosso tradicional disco tem criação no início da década de 50, produzido com um material leve, o vinil, por isso o conhecemos carinhosamente como "vinil", e também por LP, que deriva de Long Play. Aqui está o esquema que ilustra o vinil de 33 rpm:
E pra comemorar esse dia à altura eu trago "O Disco", que para muitos é o melhor álbum dos Beatles, "Abbey Road" o último a ser gravado, sim, pois "Hey Jude" e "Let It Be", que foram lançados em 1970, já estavam gravados antes da gravação do "Abbey Road".

Talvez a capa de disco mais comentada e mais reproduzida no mundo, virou o ícone da banda. O disco é o único dos Beatles que não contém ao menos o nome da banda na capa, nem o título do álbum, apenas a foto tirada nas proximidades dos estúdios da gravadora, em Londres, agosto de 1969.

O álbum ficou 17 semanas no topo das paradas de sucesso britânicas, e nos Estados Unidos mais 11 semanas no topo. O disco continha 17 faixas, entre as mais conhecidas estão, "Here Comes The Sun", "Something", "Come Together" e a mais revisitada até hoje "Oh! Darling".


Ficha Técnica:
Título: "Abbey Road"
Banda: The Beatles
Ano de Produção: 1969
Gravadora: EMI Records
Número de Faixas: 17 (9-8)

Confira parte do clipe de "Something
(Fonte: Beatles.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário